É com satisfação que lhe convidamos para a Defesa de Dissertação do aluno Thalisson Alves Oliveira.

É com satisfação que lhe convidamos para a palestra do professor André Aquino (UFAL)

É com satisfação que lhe convidamos para a Defesa de Dissertação do aluno Joari Santiago Lima Filho.

The emerging paradigm of Dynamic Software Product Lines is becoming popular to manage the variability of software systems dynamically and at post-deployment time. In a connected world, where a plethora of Cyber-PhysicalSystems, IoT devices, smart vehicles, robots, and so on, exploit intensively context knowledge to adapt their behavior at runtime and reduce the burden of human intervention. In other cases, systems must be reconfigured and redeployed several times accordingly to varying user demands and runtime scenarios. To address these issues and extending older proposals from theself-adaptive community using the traditional MAPE-K loop, new research trends from the Software  Variability and Software Product Line areas are suggesting new techniques combining context properties with dynamic adaptations and variability mechanisms to provide smarter reconfigurable solutions. In this talk we will analyze the need to modeling the context knowledge of autonomous and adaptive systems and how runtime variability can be used to manage the variability at post-deployment time more efficiently.

Em tempos em que a sociedade está cada vez mais informatizada e conectada, as tecnologias se incorporam em nossas vidas de tal forma que nem percebemos. Esta apresentação tem por objetivo discutir como a computação pode estar em qualquer lugar e a qualquer hora, visando facilitar as vidas de seus usuários. Serão discutidos questões de pesquisa, aplicações e empreendedorismo na chamada Computação Ubíqua.

O Workshop de Teses e Dissertações do GREat (WTDG), é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e doutorado em andamento no Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas - GREat. O objetivo deste evento é propiciar um ambiente construtivo para discussões entre pesquisadores iniciantes e pesquisadores mais experientes. Fotos abaixo:

Uma equipe da Universidade Federal do Ceará foi selecionada como finalista da edição brasileira da 15ª Imagine Cup, conhecida como a Copa do Mundo de Tecnologia. O evento é promovido pela Microsoft e tem como objetivo estimular o espírito empreendedor de estudantes do mundo inteiro.

O projeto VibEye, da UFC, foi um dos 199 projetos inscritos, de diversas universidades públicas e privadas de todo o País, em áreas como as de aplicativos, jogos, dispositivos inteligentes e redes sociais. O projeto da UFC disputará a final com outros 14 finalistas de 15 a 18 de maio, em Fortaleza.

O júri avaliará aspectos como inovação, uso de tecnologias e modelo de negócio proposto, bem como a realização de testes a partir dos protótipos. Os dois melhores projetos vão disputar a final mundial em Seattle (Estados Unidos), concorrendo a US$ 100 mil e à chance de receberem o apoio da gigante mundial na implantação do projeto.

A equipe que desenvolveu o VibEye é composta pelos alunos Samuel Lima (Engenharia Elétrica), Múrcio Filho (Engenharia de Computação) e o recém-graduado Felipe Feitosa Soares (Engenharia de Computação). A equipe tem como mentor o Prof. Danielo G. Gomes (Departamento de Engenharia de Teleinformática) e conta com o apoio dos colaboradores Marcondes Alexandre, servidor técnico-administrativo do UFC Virtual, e Michelle Cacais, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática.