JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 189

Written by  2017-05-29

Palestra prof. Carlos Ferraz

Em tempos em que a sociedade está cada vez mais informatizada e conectada, as tecnologias se incorporam em nossas vidas de tal forma que nem percebemos. Esta apresentação tem por objetivo discutir como a computação pode estar em qualquer lugar e a qualquer hora, visando facilitar as vidas de seus usuários. Serão discutidos questões de pesquisa, aplicações e empreendedorismo na chamada Computação Ubíqua.

Palestrante:

Possui graduação (1986) e mestrado (1989) em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Computer Science - University of Kent at Canterbury (1995), Reino Unido. Atualmente é Professor Associado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2015 foi Professor Visitante da Universidade de Kent, Reino Unido, de abril a julho. Foi até 2011 Diretor Adjunto do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Desde julho de 2013 é Diretor de Finanças da SBC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: middleware, engenharia de software, computação ubíqua e TV digital. Participou de diversos projetos de colaboração com empresas, como ITAUTEC, In Forma Software, CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles).