Written by  2017-07-26

Defesa de Dissertação de Mestrado - Thalisson Alves Oliveira

É com satisfação que lhe convidamos para a Defesa de Dissertação do aluno Thalisson Alves Oliveira.

Dia: 28/07/2017
Hora: 13h
Local: Sala de seminários do bloco 942-A (GREat), Campus do Pici

Título: "FixOnto: um Método para Enriquecimento Semântico e Verificação de Modelos de Características em LPS Sensível ao Contexto".

Banca examinadora:
- Profa. Dra. Rossana Maria de Castro Andrade (MDCC/ UFC) - Orientadora
- Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/UFC) - Coorientador
- Prof. Dr. João Bosco Ferreira Filho (MDCC/UFC)
- Profa. Dra. Vânia Maria Ponte Vidal (MDCC/UFC)
- Prof. Dr. Vinicius Cardoso Garcia (UFPE)

Resumo: Linhas de Produtos de Software Dinâmicas (LPSD), projetadas para gerenciar variabilidade de sistemas auto adaptáveis em tempo de execução, podem ser empregadas para sistematizar e maximizar o reuso no desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto. Para esse fim, existem também as LPSSCs (Linhas de Produtos de Software Sensível ao Contexto), focadas exclusivamente no suporte à sensibilidade ao contexto. Modelos de características são a principal forma de representar as similaridades e variabilidades em LPS tradicional, sensível ao contexto e dinâmicas. Uma LPSSC, foco deste trabalho, contém, por exemplo, o MMSC (Modelo de Características Móvel e Sensível ao Contexto), que inclui o modelo de características e o modelo de contexto. Mesmo sendo a principal representação do conhecimento sobre um domínio em LPS, esses modelos apresentam limitações de expressividade. Por exemplo, aspectos de domínio relevantes (como um artefato UML que está associado a um contexto) não são descritos no MMSC. Além disso, os modelos podem conter inconsistências que levam à derivação de produtos inválidos. Para solucionar esses dois problemas, o objetivo deste trabalho é propor um método para adicionar semântica ao MMSC e realizar verificação automática da corretude e consistência desses modelos. Para avaliar o método é implementada uma ferramenta e realizado um estudo de caso utilizando uma LPSSC chamada Mobiline. Como resultado foram verificados que os modelos estavam corretos e que o uso de ontologias no processo de enriquecimento semântico permitiu a realização de buscas semânticas e rastreabilidade de características, contextos e artefatos.