Written by  2017-08-16

Defesa de Dissertação de Mestrado - Felipe Mota Barreto

É com satisfação que lhe convidamos para a Defesa de Dissertação do aluno Felipe Mota Barreto.

Dia: 21/08/2017
Hora: 10h
Local: Sala de seminários do bloco 942-A (GREat), Campus do Pici

Título: "CoAP-CTX: Extensão Sensível ao Contexto para Descoberta de Objetos Inteligentes em Internet das Coisas".

Banca examinadora:
- Prof. Dr. Windson Viana de Carvalho (MDCC/ UFC) - Orientador
- Prof.ª Dr.ª Rossana Maria de Castro Andrade (MDCC/UFC) - Coorientadora
- Prof. Dr. Márcio Espíndola Freire Maia (UFC) - Coorientador
- Prof. Dr. Emanuel Bezerra Rodrigues (MDCC/UFC)
- Prof. Dr. Kiev Santos da Gama (UFPE) - Externo ao programa - http://lattes.cnpq.br/6185519785664724
- Prof.ª Dr.ª Manuele Kirsch Pinheiro (Université Paris 1-Panthéon Sorbonne) - Externo ao programa - http://www.kirschpm.fr/gpEasy/index.php/CV

Resumo: Em um ambiente de Internet das Coisas (IoT), objetos inteligentes estão interligados de modo a permitir a criação de aplicações que permeiam os ambientes do nosso cotidiano (por exemplo, casas, carros, escolas, edifícios). O número desses objetos inteligentes tende a crescer rapidamente nos próximos anos, criando assim uma sobrecarga nas etapas de configuração, controle e uso desses objetos. Em aplicações como as de controle universal de ambientes, esse problema é acentuado, uma vez que essas aplicações têm por objetivo fornecer ao usuário final o controle de todos os objetos inteligentes disponíveis em um determinado ambiente. Serviços de descoberta sensíveis ao contexto tem o potencial de minimizar este problema aplicando filtros contextuais para determinar quais objetos de interesse serão descobertos e estarão disponíveis para o uso. Entretanto, no cenário de IoT, essas soluções ainda são escassas. Desta forma, este trabalho propõe o CoAP-CTX, uma extensão do serviço de descoberta padrão do protocolo CoAP (Constrained Application Protocol) que tem por objetivo dar suporte a uma descoberta sensível ao contexto de objetos inteligentes. O CoAP-CTX combina o interesse e o contexto do usuário com informações contextuais dos objetos inteligentes de modo a permitir a descoberta apenas dos objetos que são relevantes em um determinado contexto. Além disso, objetos inteligentes que não são do interesse do usuário podem entrar em modo de espera, otimizando o uso da rede e de suas baterias. Uma prova de conceito foi implementada em Android para ilustrar o funcionamento do CoAP-CTX e uma avaliação de performance foi realizada em um simulador de redes de sensores sem fio. Os experimentos simulados mostraram que o CoAP-CTX consegue reduzir em até 80% o número total de mensagens transmitidas na rede local para um cenário de prédio inteligente. O custo adicional no tempo de descoberta apresentou um aumento de 1 segundo e meio no pior caso, o que indica um tempo ainda aceitável na grande maioria das situações.